Como funciona

Pressuposto da organização curricular

A organização curricular do Núcleo segue a Base Nacional Comum Curricular, a partir da disposição dos conteúdos em áreas do conhecimento. Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) orientam a divisão do conhecimento escolar em áreas, enfatizando o diálogo entre os diferentes saberes e sua contextualização. Desta forma, o NEEJA emprega como terminologias de sua organização curricular:

- Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, abrangendo os conhecimentos de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Literatura Brasileira, Artes e Educação Física.


- Matemática e suas Tecnologias.

 

- Ciências Humanas e suas Tecnologias; que envolve os conhecimentos de História, Geografia, Filosofia e Sociologia.

- Ciências da Natureza e suas Tecnologias; diz respeito aos
conhecimentos de Química, Física e Biologia.

 

Critério de aproveitamento de estudos e certificação de conhecimentos anteriores:

 

Para fins de certificação de conclusão de Ensino Fundamental e de Ensino Médio são aproveitados exclusivamente os estudos concluídos com êxito no ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) até 2016, ou no ENCCEJA (Exame Nacional para a Certificação de Competências da Educação de Jovens e Adultos), com sua devida comprovação documental.

Avaliação da aprendizagem - expressão dos resultados:

 

O aluno que obtiver 50% (cinquenta por cento) de aproveitamento será APROVADO nas modalidades realizas
pelos alunos, visando consolidar as condições necessárias para o prosseguimento dos seus estudos. 
 
O aluno que não obter a média necessária, ou seja, inferior a 50% (cinquenta por cento) de aproveitamento nas atividades consideradas será REPROVADO na avaliação correspondente.
 
As provas serão objetivas. Na Área de Linguagem é necessário fazer a Redação (Caso não fizer, será reprovado nesta área).

Metodologia:

 

O Núcleo Estadual de Educação de Jovens e Adultos e Cultura Popular Profª Júlia Nahuys Coelho- NEEJA- Rio Grande, oferece vagas na modalidade de ensino EJA com a finalidade de orientar e atender os alunos para a realização de exames de conclusão do Ensino Fundamental e Ensino Médio. Os exames são ofertados por área de conhecimento.

O NEEJA conta com professores de todas as áreas do conhecimento, o que atendem nos três turnos, nos dois níveis de Ensino o Fundamental e o Ensino Médio. O aluno será atendido pelo professor da respectiva área de conhecimento, na qual necessita realizar provas para concluir seus estudos.


Os professores atenderão os interessados em grupos de estudos tanto no formato coletivo como de maneira
individualizada. Desta forma, poderá dirimir suas dúvidas ou até mesmo ter o primeiro contato com os materiais adotados nas respectivas áreas estudadas.


Adotaremos um quadro de horário disponibilizado aos alunos, para que saibam os dias de atendimento de cada professor em suas respectivas modalidades de ensino, dessa forma poderão se organizar de acordo com suas disponibilidades de horários, viabilizando sua formação. Juntamente ao apoio será ofertado material didático específico, que poderá ser acessado através do site ou através de apostilas elaboradas pelos professores do núcleo, que poderão ser adquiridas em empresa terceirizada a ser disponibilizada pelo respectivo núcleo.
 
Os exames serão realizados mensalmente, visto que os discentes necessitam de um tempo mínimo para se apropriarem do material de ensino elaborado pelos docentes. As provas serão oferecidas em duas modalidades de ensino, poderá o educando fazer uma prova com todos os conteúdos que compõe a área de conhecimento, na qual denominamos de Prova Globalizada ou fraciona-las em dois momentos, a fim de possibilitar a esse indivíduo, afastado a algum tempo dos bancos escolares uma maior possibilidade de compreensão dos conteúdos solicitados. No primeiro momento, o aluno faz uma avaliação com 50% dos conteúdos trabalhados a distância, de forma coletiva ou mesmo individual e, posteriormente, com a familiarização dos conteúdos restantes, realiza a sua segunda avaliação, concluindo assim toda área de conhecimento. Para aprovação, o aluno deverá atingir no mínimo de cinquenta por cento (50%) de aproveitamento dos estudos realizados nesse Núcleo.


As provas serão oferecidas aos alunos interessados em concluir seus estudos, sempre na última semana de cada mês. O aluno que ingressa na instituição tomará ciência do calendário das avaliações elencadas pelo Núcleo de Educação, porém, serão levados em consideração àqueles discentes que tiverem necessidade de certificação de forma mais imediata para fins de trabalho, ou outra necessidade que se apresentar.


Orientaremos os alunos ofertados por essa modalidade de ensino, de que ao ser reprovado este deverá dar um intervalo mínimo de trinta dias, realizando neste período aulas de apoio, a fim de resgatar os conhecimentos necessários para a realização das avaliações solicitadas.


O regime é não presencial, então o aluno terá a possibilidade de realizar seus estudos em casa ou vir ao NEEJA apenas para fazer as provas de conclusão de seus estudos.